Tendinite do quadríceps

A tendinopatia do quadríceps é uma doença que acomete frequentemente atletas praticantes de atividades de salto ou aquelas que exigem força de impacto repetitivo.

Tendinite do quadríceps

O principal sintoma é uma dor localizada na região anterior logo acima do joelho, podendo ocorrer inchaço, vermelhidão, maior sensibilidade e calor local. Os exames mais indicados para detectar esta lesão são os de ressonância magnética e ultra som.

Sua causa geralmente está associada a movimentos repetitivos, sendo mais comum sua ocorrência em “novos atletas” ou aqueles com baixo preparo muscular e que iniciam a prática de atividades físicas com uma técnica inadequada ou ainda aqueles que aumentam sua demanda de atividade física de forma abrupta e sem preparo.⁠

O tratamento fisioterápico deve ter como objetivo diminuir a dor, inflamação, edema, melhorar a amplitude de movimento, corrigir os desequilíbrios musculares, melhorando assim o mecanismo extensor do joelho.


Precisamos ganhar a força no quadríceps gradualmente, melhorar a resistência do tendão patelar e ser cuidadoso com as cargas colocadas, para que não haja dor após o exercício.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.