Síndrome do Impacto subacromial (SIS)

Síndrome do Impacto do ombro é a compressão mecânica e irritação dos tecidos moles no espaço supraumeral, muito comum hoje em dia sendo aproximadamente 65% das lesões no ombro.


Síndrome do Impacto subacromial

Sua causa é multifatorial, comprometendo o ombro estruturalmente e mecanicamente.


O paciente sente dor ao elevar o braço acima da cabeça, apresentando arco doloroso no meio da amplitude e testes compressivos positivos. A síndrome do Impacto pode ser classificada de diversas formas:


✔️De acordo com a sua localização (acrômio, glenóide e coracóide),

✔️Estruturas acometidas (supraespinhal, infraespinhal, bíceps braquial bursa e subescapular),

✔️Causas intrínsecas (ex. doença do manguito rotador),

✔️Causas extrínsecas (primárias, secundárias ou internas),

✔️Severidade.


O paciente pode apresentar dor na junção musculotendínea, postura comprometida, desequilíbrios musculares, cápsula articular hipomóvel, hipermobilidade na região torácica e cervical entre outros. Apresenta dificuldade para se vestir, colocar roupas que envolvem movimentos acima da cabeça, empurrar, puxar e colocar a mão acima da cabeça.


O fisioterapeuta tem como objetivo, controlar a dor e inflamação, prevenir perda de mobilidade nas regiões adjacentes, desenvolver conscientização, melhorar a postura do paciente e restaurar a função do ombro.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.