Síndrome da dor femoropatelar

Uma das articulações mais acometidas do corpo humano é o joelho. Cerca de 22% da população em algum momento na vida vai sentir dor nesta região.


Síndrome da dor femoropatelar

A Síndrome da dor femoropatelar tem como característica dor na região anterior do joelho, sendo ela peripatelar (borda da patela) ou retropatelar (atrás da patela) na sua superfície articular de início insidioso.


Está dor aparece geralmente quando o paciente realiza atividades que aumentam as cargas de compressão no joelho, seguida de uma ineficiente estabilização patelar como: subir e descer escadas, correr, andar em superfícies inclinadas/declinadas, aterrissar de um salto, permanecer muito tempo sentado, agachar e ajoelhar.


Maior incidência nas mulheres, jovens e ativas que geralmente praticam atividades de uso excessivo, com menos frequência em pessoas sedentárias. Afeta principalmente corredores, pois a carga compressiva gerada na articulação femoropatelar pode ser de 5 a 7x o peso corporal.


O desconhecimento da causa exata torna essa dor um desafio para o fisioterapeuta. Geralmente o diagnóstico é clínico e deve ser feita uma boa avaliação para desenvolver o melhor tratamento.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.