A inserção combinada dos músculos grácil, sartório e semitendíneo formam esta estrutura que se assemelha a uma pata de ganso (anserina), situada medialmente a cerca de 5cm abaixo da linha do joelho.

A ação destes músculos é fazer flexão do joelho, rotação interna da tíbia e também estabilizar e proteger o joelho contra a rotação e o estresse em valgo.
Na lesão ocorrem micro traumas repetitivos, estresse em valgo e rotação externa da tíbia, gerando sobrecarga na região antero medial do joelho, de 3 a 5cm abaixo da linha média do joelho. Podendo ser diagnosticada tanto como bursite ou tendinite da pata de ganso, sendo que o tratamento fisioterapêutico não terá diferença.
Acometem principalmente mulheres, pessoas com sobrepeso, artrite reumatóide, diabetes, osteoartrite e corredores de rua.
O diagnóstico deve ser feito com cuidado, pois pode ser confundido pela região ser muito próxima dos meniscos, ligamento colateral medial.
Os sintomas são dor na face medial do joelho, sensibilidade a palpação na região, dificuldade para subir e descer escadas e ocasionalmente inchaço na região.
Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt
Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.