Reabilitação da Pubalgia

Pubalgia é um termo usado para as disfunções que causam dor crônica na região do tubérculo púbico e nas estruturas inseridas no osso púbico (região da virilha), incluindo osteíte púbica.

Reabilitação da Pubalgia

Esta região é ponto de origem e inserção de vários músculos, como: adutores da coxa (longo, curto, magno e pectíneo) localizados na porção inferior e os abdominais na superior.


A lesão decorre de um movimento unipodal no qual a perna que sustenta o peso é rodada enquanto a outra perna executa um movimento como um chute, ou durante atividades como correr ou trabalho de pivô. Ocorrem pequenos cisalhamentos, tensões na região, anormalidades nas articulações e nos músculos ao redor da virilha que aumentam o estresse mecânico na região púbica. Geralmente decorrem da prática esportiva em atletas de rugby, corridas de longa distância, tênis, futebol (o de maior incidência), entre outros. Mais comum em homens, o que pode ser explicado pelas variações anatômicas da pelve.


A dor referida é apresentada geralmente com dor abdominal inferior com esforço e adução resistida de quadril. O aquecimento e preparação antes da atividade esportiva é de estrema importância para a prevenção. O tratamento conservador é indicado, mas se falhar é comum a intervenção cirúrgica.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.