Pé Plano ou Pé chato

Caracterizado por um arco longitudinal medial diminuído, anormalmente baixo ou cronicamente caído.


Pé Plano ou Pé chato

O arco longitudinal medial do pé segue o côncavo característico da borda medial do pé, sendo ele a principal estrutura de descarga de peso e absorção de choque no pé.


Diversas estruturas ajudam a manter este arco como: ossos, articulações, ligamentos, músculos e fáscia plantar. Caracterizado pelo valgo/eversão do retropé, diminuído da altura do arco plantar longitudinal medial e abdução do antepé.


O pé plano pode ser rígido (arco caído mesmo em posição sem descarga de peso geralmente congênito) ou flexível (o arco parece normal quando está sem carga, mas cai excessivamente na sustentação do peso).


As queixas principais são dor no pé na face medial do tornozelo, devido a impacto subfibular. Devemos prestar muita atenção, pois podem ocorrer outras lesões vindas desta alteração, como dores no joelho, tendinite patelar, tendinite da pata de ganso, lombalgia, fascite plantar entre outras. Sempre é necessário avaliar os pés para realizar os tratamentos.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.