Neuroma de Morton

Neuroma ou metatarsalgia de Morton é uma das causas mais comuns de dores nos pés. Caracteriza-se pela compressão mecânica dos ramos digitais, se apresentando como um nódulo ao redor do nervo plantar no ponto em que ele se divide e forma o nervo digital plantar.

Neuroma de Morton

Sendo mais frequente entre o terceiro e quarto espaço intermetatarsal. As causas não estão bem definidas, contudo acredita-se que esteja associada a compressão local e diminuição do aporte sanguíneo. Também são associados a microtraumas de repetição que podem vir por aumento de atividade esportiva como corrida, caminhada e saltos com biomecânica inadequada.


Acometem mais mulheres na quarta década, devido ao uso de calçados inapropriados, com bicos finos e saltos altos levando a compressão dos dedos.


Os principais sintomas são dor no antepé, queimação irradiando para os dedos podendo ter parestesia local.


O tratamento ideal é o conservador, com a fisioterapia com liberação Miofascial, exercícios para recuperar a biomecânica e equilíbrio que estão diminuídos por causa da dor na região.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.