IFA - Impacto femoroacetabular

A articulação femoroacetabular é do tipo esferoide, o que permite uma amplitude de movimento elevada, sendo a mais propensa a lesões.


IFA - Impacto femoroacetabular

O impacto femuroacetabular ou IFA é uma alteração anatômica que ocorre devido o contato anormal entre o fêmur e o acetábulo, provocando dor e incapacidade, principalmente nos movimentos de flexão, adução e rotação interna da coxa.


É comum o paciente apresentar dor na virilha e déficits de amplitude de movimento. A dor pode estar presente ao agachar, sair do carro ou até mesmo calçar o tênis. O tratamento pode ser conservador, desde que o paciente entenda suas limitações e se comprometa com a mudança de hábitos.


A fisioterapia irá reduzir a inflamação, fortalecer a musculatura do quadril e músculos centrais do tronco e acima de tudo, ensinar como modificar os movimentos que causam impacto. Estes pacientes devem modificar sua própria cinemática durante algumas atividades. Lembrando-se que flexão excessiva e movimentos muito amplos de quadril deverão ser limitados.


O conhecimento do IFA e de suas variantes permite a precisão diagnóstica e a prevenção de agravos, de modo que, ao analisar a apresentação da doença em cada paciente, é possível estabelecer a melhor forma de tratamento.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.