Hálux valgo (Joanete)

Essa patologia pode ocorrer em qualquer fase da vida. Esta deformidade no hálux desenvolve-se à medida que a falange desvia-se lateralmente em direção ao segundo dedo.


Hálux valgo (Joanete)

E os músculos flexores e extensores do hálux desviam-se juntamente (efeito corda de arco) acentuando ainda mais a patologia. A bursa sobre a face medial da cabeça do metatarsal pode inflamar e o osso hipertrofiar-se causando um joanete doloroso.


As causas podem ser diversas, cerca de 60 a 70 % das deformidades podem ser hereditárias, doenças neuromusculares ou inflamatórias, especialmente artrite reumatóide, pés planos , hiperfrouxidão ligamentar entre outros fatores podem predispor a patologia.


E vários aspectos biomecânicos que levam a alterações compensatórias podem determinar o apoio em valgo do hálux. Fatores extrínsecos, como calçados inadequados, predispõe também esta condição. E a maioria das patologias são encontradas em mulheres.


O tratamento deve ser conservador se possível, se a dor não diminuir pode ser indicado cirurgia para correção da deformidade.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.