Condromalácia patelar

A condromalácia, condropatia patelar ou dor anterior no joelho é caracterizada por degeneração da cartilagem articular da patela, um osso localizado na frente do joelho.


Condromalácia patelar

É uma doença crônica e degenerativa que acarreta no amolecimento e surgimento de fissuras na superfície cartilaginosa da patela.


A evolução da lesão é dividida em 4 graus:


🔘 Grau I: amolecimento da cartilagem e edema

🔘 Grau II: fragmentação da cartilagem ou fissuras menores que 1.3 cm de diâmetro

🔘 Grau III: fragmentos ou fissuras com 1.3 cm de diâmetro ou mais 🔘 Grau IV: perda da cartilagem e dano ao tecido ósseo subcondral


O diagnostico é feito por exame clínico e sua confirmação pode ser feita através de ressonância magnética.


Suas causas podem ser atribuídas a fatores como: traumas na região, sedentarismo, excesso de peso, desalinhamento do joelho, atividades físicas de alto impacto e idade.


Os sintomas podem ser: dor ao redor ou acima da patela e que piora ao descer escadas ou rampas, durante e após a prática esportiva. Também pode apresentar inchaço e ruídos ao se movimentar. Sua maior prevalência geralmente é em indivíduos do sexo feminino.


No entanto, nem sempre a condromalácia causa dor e limitação das atividades de vida diária. Mas a identificação e proteção da articulação é fundamental para a prevenção do aumento do desgaste articular, para não evoluir com degeneração da cartilagem e osteoartrose.

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.