Artrose de Joelho

Osteoartrose, osteoartrite ou mais comumente chamado de artrose, é uma doença articular degenerativa, caracterizada por perda progressiva da cartilagem articular levando a deformidade da articulação.


Artrose de Joelho

Ocorrem alterações bioquímicas, metabólicas e morfológicas sendo então multifatorial. Normalmente associada ao envelhecimento natural, se mostra mais comum em mulheres acima de 54 anos.


O quadro clínico apresenta dor após esforços que anteriormente não apresentavam. Podem ocorrer aumento do volume, pois ocorre aumento da produção reacional do liquido sinovial. A dor geralmente se inicia no compartimento medial do joelho.


Em repouso, o joelho pode apresentar dor ao inicio do movimento e com a progressão da doença, pequenos esforços serão suficientes para provocar dor.


As maiores queixas são: rigidez matinal, perda gradual da cartilagem, crepitação, perda de força e trofismo do quadríceps, perda de equilíbrio, limitação funcional, formação de osteófitos, deformidades ósseas e limitações funcionais (como andar, caminhar, ajoelhar-se, subir e descer escadas, etc.).

 

Para ver os exercícios relacionados a este e a outros tratamentos acesse nosso instagram @institutowolt


Caso apresente esta patologia, agende uma avaliação conosco. Contamos com uma equipe de especialistas formada por fisioterapeutas, médicos e profissionais de educação física.