Fisioterapia

O fisioterapeuta exerce funções na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção da incapacidade originadas por disfunções físicas, musculoesqueléticas entre outras. O tratamento deve ser baseado em evidências, respaldado por estudos científicos atualizados.

Fisioterapia Traumato-ortopédica e Esportiva

Atuamos na disfunções musculo-esqueléticas, em pré e pós-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas, lesões esportivas, alterações posturais, DTMs entre outros. Estas disfunções estão relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos.

 

Nossa intervenção baseia-se na análise e avaliação do movimento e da postura baseados na estrutura e na função do corpo, visando o diagnostico fisioterapêutico e assim  traçamos  o melhor tratamento respeitando a individualidade de cada um, sempre tendo o objetivo de ajudar o nosso paciente diminuindo suas dores, trazendo novamente a funcionalidade e a qualidade de vida almejada.

É uma articulação que está constantemente sendo utilizada não apenas durante a mastigação mas também na deglutição e na fala. Por isso a dor associada a esta articulação pode impactar a saúde e bem estar de um indivíduo.

 

Por ser muito utilizada existem muitos problemas que são causados geralmente nominados como DTM (distúrbio temporomandibular) onde  a musculatura, articulação ou ambos estão associados a dor durante o movimento  podendo ter como principais sintomas: estalos, força de mordida molar reduzida, zumbidos, músculos mastigatórios e crânio cervicais hiperativos e dolorosos associados a pontos gatilhos.

 

Geralmente esta dor está associada a stress, atividade muscular assimétrica, mordida nos lábios, ranger nos dentes, bruxismo no sono, problemas psicossomáticos  entre outros sintomas. A coluna cervical geralmente está associada a esse distúrbio, por isso o fisioterapeuta deve avaliar em conjunto para traçar o melhor tratamento. O tratamento consiste em analgesia, terapia manual, exercícios terapêuticos com fortalecimento especifico da musculatura envolvida, relaxamento entre outros.

O RPG  é um tratamento fisioterapêutico que visa trabalhar o corpo como um todo,  com o objetivo de tratar a causa do problema e não somente o local onde a dor está localizada. O método consiste na realização de posturas estáticas onde são trabalhadas cadeias musculares, de forma que os músculos estáticos são alongados enquanto a musculatura dinâmica é contraída sempre respeitando a causalidade e individualidade de cada paciente.


As posturas são trabalhadas em conjunto com exercícios respiratórios ajudando no ganho de força muscular, expansibilidade torácica e mobilidade toraco abdominal, reduzindo assim as dores, melhorando a flexibilidade e a consciência postural. Sendo estas modificadas de acordo com a evolução do paciente.

IMG_3490.jpg

Agende sua avaliação

A avalição fisioterapêutica é de extrema importância, pois através do movimento, apesar das limitações de cada lesão e individuo conseguimos traçar um tratamento adequado para cada paciente, utilizando técnicas  para cada patologia.  Temos como maior evidencia exercícios de fortalecimento que são nossa principal ferramenta no tratamento.