Avaliação Musculoesquelética - 
Da Ciência à Prática Clínica

Uma boa avaliação, que melhora com o conhecimento e a experiência, é indispensável para o sucesso do tratamento. Uma das funções do fisioterapeuta é realizar um exame clínico compreendido pelo levantamento de dados de natureza subjetiva e objetiva seguido de sua respectiva interpretação e assim fornecer um diagnóstico fisioterapêutico e prognóstico ao paciente. Infelizmente, são poucos os profissionais que conduzem a avaliação musculoesquelética de forma apropriada, sistematizada e baseada em evidências.

Curso_avaliacao_musculoesqueletica_wolt_edited.jpg
Sobre

O processo de exame e avaliação, ou respectivamente, levantamento e interpretação dos achados, deve ser entendido como um componente-chave na relação fisioterapeuta-paciente, por permitir informações vitais para a elaboração de um plano de tratamento específico que tenha como prioridade combater as causas e não as consequências.

Realizar uma avaliação que vai afunilando os seus componentes específicos gradativamente numa mesma sequência independente do segmento-alvo contribui para um entendimento mais amplo das necessidades de cada paciente, tanto quanto ajuda na elaboração de raciocínios mais precisos e consequentemente em soluções mais rápidas e eficientes.

Embora seja possível encontrar um volume imenso de informações no corpo da literatura atual referente à avaliação musculoesquelética, faz se necessário, filtrá-las a partir da compreensão das suas propriedades clinimétricas (confiabilidade, validade e acurácia diagnóstica) que acompanha cada componente do exame clínico.

Os detalhes destas propriedades serão discutidos neste curso, não somente para os testes neuromusculoesqueléticos, mas também para as questões endereçadas na entrevista, triagem, inspeção visual e medidas baseadas em performance.

Público alvo

Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia.

Conteúdo Programático
  • Clinimetria: Ciência das Mensurações Clínicas

  • Propriedades Clínimétricas: Confiabilidade, Validade e Acurácia Diagnóstica

  • Qual é a contribuição clínica dos Estudos Diagnósticos?

  • O que é Sensibilidade, Especificidade e Razões de Probabilidade e como são calculadas?

  • Quais são os valores ideais para cada métrica?

  • O que é o instrumento QUADAS e como interpretar seu score?

  • O que é base de dados DiTA e como otimizar sua navegação?

  • Como ler e interpretar criticamente um estudo de acurácia

  • Testes clínicos e sua respectiva acurácia para as seguintes condições: Radiculopatia Cervical, Dor Facetaria Cervical, Cefaléia Cervicogênica, Ruptura do Manguito Rotador, Instabilidade Glenoumeral, Epicondiloalgia Lateral, Osteoartrose de Quadril, Síndrome Dolorosa do Trocânter Maior, Síndrome do Impacto Femoroacetabular, Fasciopatia Plantar

  • Cenários Clínicos

Data

26, 27 e 28 de novembro de 2021

Investimento

R$ 950

Parcelamento em até 12x (2x sem juros)

As inscrições estão encerradas!
Horário e local

Sexta-feira das 19hs às 22hs

Sábado das 8hs às 18hs

Domingo das 8hs às 17hs

Instituto Wolt

Av. Imperatriz Leopoldina, 1248. Vila Leopoldina, São Paulo - SP

Carga horária e certificado

20 horas

Certificado entregue no final do curso para o aluno com freqüência de 75% comprovada através de assinatura em lista de presença.

Política de cancelamento

O aluno tem até 7 (sete) dias posteriores à data da compra para informar a desistência. Assim, o valor pago será ressarcido integralmente.

Caso a desistência pelo aluno ocorra em até 15 dias do início do curso (11/11/2021), o valor será devolvido, descontando as taxas de pagamento.

Caso a desistência pelo aluno ocorra do dia 12/11/2021 até o dia do curso será devolvido 50% do valor pago pelo aluno.

Para efetuar o cancelamento, o aluno deve enviar a solicitação para o email contato@institutowolt.com informando sua chave PIX para transferência do valor. A solicitação de cancelamento só é válida após o recebimento do pagamento do aluno pelo Instituto Wolt.

Adriano_pezolato.jpeg
Dr. Adriano Pezolato

  • Graduado em Fisioterapia pela UNIMEP (1998)

  • Mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor- FMRP-USP-RP (2011)

  • Fellowship em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica no The Orthopedics Specialty Hospital (TOSH) – Salt Lake City – Utah – USA (2000)

  • Especialização em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica pelo Manual Concepts Institute (Austrália) (2002-2004)

  • Formação nos Conceitos Maitland, Mulligan, McConnell, Mobilização Neurodinâmica, Neurodinâmica Clínica,Movimento Combinado, Ortopedia Funcional, Estabilização Segmentar Específica, Estabilização Vertebral Dinâmica, Dry Needling, Bandagens Terapêuticas, Sistema de Classificação baseado em Tratamento (TBC Cervical e Lombar), Conceito Mechanical Diagnosis and Therapy (MDT), Terapia Cognitiva Funcional (CFT), Neurociência Moderna da Dor, Abordagem do Paciente Complexo com dor, Fisioterapia Informada Psicologicamente, Dor e Movimento, Educação e Comunicação Terapêutica, e Reabilitação avançada do Ombro, Quadril e Joelho (2000-2021)

  • Docentes de Diversos Cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Terapia Manual e Fisioterapia Esportiva

  • Ex-Professor da Pós-Graduação em Dor do Hospital Albert Einstein (2017-2019)

  • Fisioterapia e Diretor Clínico da Effective: Fisioterapia de Resultados – Ribeirão Preto (desde 2017)

  • Cursos de aprimoramento profissional nos USA e Europa

  • Palestrante nos Principais Congressos Nacionais e Internacionais em Fisioterapia Musculoesquelética

  • Membro da ABRAFITO (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica) (desde 2017)

  • Membro do Grupo Especial de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica da ABRAFITO